Na última sessão ordinária realiza nesta semana, o plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou, por 14 votos, em primeira discussão, projeto substitutivo do vereador Jean Marques(PV), dispondo sobre a aplicação de multa para os responsáveis por trotes contra o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Guarda Municipal, Defesa Civil e outros serviços de urgência e emergência a serviço da população.
Pela proposta, serão multados os proprietários de linhas telefônicas, fixas ou móveis, das quais sejam originados trotes a estes serviços.
A multa prevista é de R$ 700,00, por cada trote realizado, duplicando-se o valor em caso de reincidência e com atualização anual pelo IPCA15. As ligações originadas de telefones públicos serão anotadas em separado para futuro levantamento e identificação do autor pelo órgão competente.
Um levantamento realizado no último dia 23/04, apontou que o Samu de Maringá recebeu, na média de janeiro a março de 2017, seis trotes por dia. Os dados mostram que no primeiro trimestre deste ano o Samu da cidade recebeu 553 trotes, 164 a mais do que no mesmo período de 2015, totalizando uma alta de 42,2%. Das 19.673 chamadas feitas ao Samu de Maringá no primeiro trimestre de 2016, 2,8% eram trotes. A reportagem concluiu que na prática, os trotes aumentam o número de pessoas que correm o risco de ficar entre a vida e a morte à espera de atendimento.
Fonte O Diário