Um homem identificado como Luiz Henrique dos Santos Jacão, de 26 anos, com diversas passagens pela polícia, morreu na madrugada desta quarta-feira (20) após entrar em confronto armado com equipes da Polícia Militar em Paiçandu.
A troca de tiros ocorreu por volta das 3h em uma residência na Rua Altamiro Paula de Andrade, Jardim Pioneiros, durante a operação desencadeada em resposta ao assalto registrado na manhã de terça-feira (19) em uma fazenda de Mandaguaçu. Na ocasião, criminosos fortemente armados renderam a família proprietária e fugiram levando quatro armas de fogo. O grupo abandonou um veículo Onix em uma estrada rural entre Paiçandu e Iguatemi e se escondeu em um canavial da região, dando início a um cerco policial.
Segundo a Polícia Militar, três integrantes da quadrilha se esconderam na mata. Um deles se entregou ainda na terça-feira, Luiz Henrique morreu no confronto desta madrugada e um terceiro continua foragido. Além deles, outros dois suspeitos foram presos com armas de fogo recuperadas.
Na madrugada desta quarta, informações do setor de inteligência da PM apontaram que um dos criminosos havia sido resgatado do canavial em um Chevrolet Cruze branco e levado para uma residência em Paiçandu. Ao ser localizado, ele reagiu contra os policiais do COE (Comando de Operações Especiais) e acabou baleado, morrendo no local.
Na casa, mais três pessoas foram presas por favorecimento a criminoso e receptação, além da apreensão de uma motocicleta furtada em julho. De acordo com a Polícia Militar, a namorada do criminoso morto, presa pela Polícia Civil, teria repassado informações sobre a rotina da família da fazenda, facilitando a ação da quadrilha.
Com as diligências realizadas até agora, a operação resultou em sete presos, um criminoso morto, três armas apreendidas, uma motocicleta recuperada, veículo utilizado no resgate do foragido encaminhado à delegacia e um suspeito ainda foragido.
O cerco contou com a atuação integrada de equipes do 32º BPM, 4º BPM, COE, ROTAM, Choque, Patrulha Rural e Polícia Civil, além do suporte do helicóptero da PM e drones. A ação foi coordenada pelo 3º Comando Regional da Polícia Militar.
Segundo o comandante do 32º Batalhão, Tenente-Coronel Pérez, a integração das forças foi decisiva. “A resposta rápida e conjunta das equipes demonstra o empenho na captura de todos os envolvidos e na garantia da segurança da população”, destacou.
O cerco em área de canavial foi desmobilizado nesta manhã, mas as diligências continuam em busca do criminoso foragido.
Texto Alécio Martins



















