Não o hospital ainda não conta com centro cirúrgico e não é referencia para partos, mas um foi realizado nesta manhã. Isso mesmo após quatros anos uma criança voltou a nascer nas dependências do Hospital Municipal São José de Paiçandu, foi nesta segunda-feira (31) uma jovem de 16 anos, gestante já de 9 meses deu entrada no hospital com contrações por volta das 7hs. Como de costume uma unidade básica de atendimento do SAMU foi acionada para encaminhar a paciente para hospitais de Maringá. Mas quis o destino que a pequena Danielly, fosse uma paiçanduense e veio ao mundo ali mesmo no interior Hospital São José.
No momento da chegada dos socorristas, a gestante já estava entrando em trabalho de parto e os procedimentos de parto normal foram realizados pelo Drº Ranieri plantonista no momento.
Como o hospital não oferece estrutura para este atendimento, outra equipe de suporte avançado do SAMU foi acionada para realizar a transferência da mãe e a bebê para o HU de Maringá.
A mãe Jessica que agora teve seu segundo filho, bem como a mais nova paiçanduense Danielly que nasceu com 2,840 kg passam bem. A família é moradora do centro de Paiçandu.
Segundo o Secretario de Saúde do município o hospital deixou de ser referencia em partos desde setembro de 2013 e que hoje cerca de 35 a 40 partos são encaminhados para Maringá.
De acordo com dados da Prefeitura de Maringá, registrados até 19 de junho deste ano, dos 4.037 partos em hospitais da cidade, 1.797 (44,5%) foram de bebês de outros municípios. Paiçandu foi um dos municípios que mais teve bebês nascidos na Cidade Canção. Nesse período, foram 258 partos.
É já fazia tempo que não se via um paiçanduense recém nascido.