A meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva publicou nesta sexta-feira (22) no site do Instituto Tecnológico Simepar um resumo sobre as chuvas durante o inverno no Paraná. Os dados confirmam que a estação foi mais seca do que o normal.
De acordo com ela, em julho deste ano, houve apenas uma frente fria que trouxe chuva para a grande parte do Estado. Todas as regiões paranaenses tiveram chuva abaixo da média histórica, com destaque para o sudoeste e sul.
No mês de agosto, as frentes frias foram mais frequentes, mas com fraca intensidade. Algumas regiões apresentaram chuvas acima da média histórica, como ocorreu em Londrina, Maringá e Telêmaco Borba. As regiões sul, sudoeste e litoral ficaram com um baixo volume de chuva no período.
Ana Beatriz destaca que, em setembro, as condições de estabilidade da atmosfera se estabeleceram ao longo de praticamente todo o mês, em grande parte do Sul e no Sudeste do País, até esta sexta-feira. “Em todo o estado do Paraná, o volume de chuva não só está abaixo da média histórica, como está muito abaixo. Tendo muitas regiões sem chuva alguma registrada. Portanto, foi um inverno com déficit elevado de precipitação sobre o Paraná, considerando que já é uma estação que chove menos que em todas as demais”, citou.
De acordo com o responsável de Defesa Civil de Paiçandu, o último registro de chuva na cidade foi dia 20 de agosto.
O inverno termina hoje. A primavera se inicia às 17h02 de 22 de setembro e vai até 21 de dezembro
Fonte Massa News
Foto ilustrativa