Na manhã desta quarta-feira (28), um homem em situação de rua foi encontrado morto na Rua do Ouvidor, região do Jardim Pioneiro, em Paiçandu. A vítima foi identificada como Darci Vicente da Silva, de 58 anos, conhecido por muitos na cidade como “Ata”.
Segundo informações da família, Darci vivia nas ruas há cerca de 10 anos. A filha contou que diversas tentativas foram feitas para ajudá-lo a retornar ao convívio familiar ou mesmo buscar tratamento, mas ele sempre se recusava. Mesmo assim, mantinha contato com os parentes e era presença constante em frente à casa da filha.
De acordo com relatos emocionados de umas das filha, na terça-feira (27), dia do aniversário dela, Ata chegou a passar em frente à residência, mas, como de costume, preferiu não entrar. Já nesta quarta-feira (28), por volta de 8hs, ela o encontrou deitado em um sofá na calçada, onde ele costumava dormir. Ao chamá-lo, percebeu que ele não respondia e, infelizmente, já estava sem vida.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito. A Polícia Militar também esteve no local, bem como a equipe da criminalística. Como não foram constatados sinais de violência, a suspeita inicial é de morte natural. O corpo foi recolhido pela funerária Prever para os procedimentos de praxe e preparação para o velório.
Ata era figura conhecida na cidade, sempre visto empurrando um carrinho de supermercado e na companhia inseparável de dois cachorros, que permaneceram ao lado do corpo até a chegada das autoridades. Segundo a família, o animais foram acolhidos pela equipe de Meio Ambiente do município.
Interessados em oferecer um lar para os fiéis companheiros de Ata podem entrar em contato com o setor de Meio Ambiente de Paiçandu pelo telefone: (44) 3244-9202.
Texto: Alécio Martins





