Em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária e da Associação Brasileira de Proteína Animal, o foco foi abrir novos mercados para os produtos agroindustriais brasileiros e as proteínas bovina e suína.
O deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados, chefiou a 54ª Missão Econômica Diplomática e de Amizade Brasil-Japão, desta vez, em conjunto com o Ministério de Agricultura e Pecuária e com a Associação Brasileira de Proteína Animal, para promover a questão de exportações dos produtos agroindustriais brasileiros e das proteínas bovina e suína.
As primeiras reuniões foram com a Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e com o Embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Cortês, onde conversaram sobre os preparativos para as celebrações dos 130 Anos do Tratado Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, sobre a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros, dentre outros assuntos sobre a relação bilateral entre as duas nações.
Nishimori também participou do Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (Secoms), Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e Adidos Agrícolas, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores, para debater as tendências de comércio e investimentos do Brasil com o Leste Asiático.
No encontro o parlamentar comentou sobre o Código Florestal Brasileiro, sobre a questão da abertura de novos mercados para a proteína brasileira e sobre as celebrações dos 130 Anos do Tratado de Comércio e Navegação.
A comitiva também foi recebida pelo Vice-ministro, do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca. Segundo Nishimori a relação bilateral entre os dois países tende a expandir nos próximos anos. “O Brasil e o Japão tem uma longa história de relação diplomática e de amizade, que contribuiu com muitos projetos para os dois países, agora estamos trabalhando para expandir o mercado para as proteínas brasileiras e para nossos produtos agroindustriais com valor agregado”, concluiu o parlamentar.
Nishimori volta para participar da Cúpula de Líderes do G 20 no Rio de Janeiro, Brasil, ainda neste mês.