As obras do novo Trevo do Catuaí, em Maringá, alcançaram 75% de execução, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Com o avanço, a partir deste domingo (14) serão liberadas as pistas da rotatória construída sobre a trincheira no entroncamento da BR-376 com a PR-317.
Com a mudança, o cruzamento da Rua Pioneiro Geraldino Fernandes Rodrigues com a BR-376 e o acesso da Avenida Harry Prochet à mesma rodovia serão interditados. Também será fechado o cruzamento da Avenida Harry Prochet com a PR-317. Os semáforos instalados nesses pontos serão desligados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá.
A partir de agora, todos os movimentos do tráfego deverão ser realizados pelas novas vias marginais e pela rotatória. O trecho estará devidamente sinalizado e os condutores devem redobrar a atenção durante este período de adaptação.
Na obra, os serviços seguem concentrados na BR-376, que está sendo rebaixada para posterior pavimentação. Ainda restam a conclusão do sistema de drenagem de águas, instalação da iluminação, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de contenção e demais serviços complementares. Já foram entregues a rotatória e duas passarelas para pedestres.
O novo Trevo do Catuaí substitui a antiga interseção em nível entre a PR-317, BR-376 e a Avenida João Pereira, área de constantes congestionamentos. Quando finalizada, a estrutura vai permitir o tráfego da BR-376 sem interferência da rodovia estadual e da via municipal, que passarão a se conectar pela rotatória sobre a BR-376. As marginais vão organizar os acessos de entrada e saída.
O investimento na obra é de R$ 49 milhões.
Fonte GMC
Texto Alécio Martins





