O município de Paiçandu recebeu nesta segunda-feira(14) mais uma edição do CastraPet, programa estadual de castrações gratuitas promovido pelo Governo do Paraná. Esta é a segunda vez em 2025 que a iniciativa contempla a cidade, reforçando o compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública.
Nesta etapa, foram realizadas 125 novas castrações, provenientes do saldo remanescente do 4º ciclo do programa. Anteriormente, Paiçandu já havia sido beneficiada com outras 440 castrações. Somando os procedimentos realizados com apoio do Governo Estadual e os realizados por meio de ações municipais, já são mais de 1.400 animais castrados, incluindo pets de tutores de baixa renda e pets de rua, conforme informou a secretária municipal de Meio Ambiente, Cida Suyti.
A castração é uma medida fundamental para o controle populacional de cães e gatos, prevenindo doenças, melhorando o comportamento dos animais e reduzindo os índices de abandono. Além disso, a iniciativa contribui para uma cidade mais limpa, segura e consciente em relação à causa animal.
O avanço das políticas públicas voltadas à causa animal em Paiçandu é reflexo do empenho da gestão municipal. Destaca-se o trabalho da secretária Cida Suyti, bem como o comprometimento do prefeito Ismael Batista e do vice-prefeito Val Magalhães, que vêm atuando com responsabilidade e atenção às demandas ligadas à proteção animal.
O CastraPet é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
Fonte Secretária do Meio Ambiente de Paiçandu
