A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Conventículo, que mira um grupo criminoso investigado por desviar mais de R$ 3 milhões de contas bancárias de prefeituras paranaenses, incluindo Doutor Camargo. A investigação foi conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Paiçandu.
Ao todo, estão sendo cumpridos 79 mandados judiciais, sendo 43 de prisão e 36 de busca e apreensão. A ação ocorre de forma simultânea em nove estados: Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.
As investigações, iniciadas em 2023, apontaram que os criminosos utilizaram engenharia social para enganar servidores públicos responsáveis pelas finanças municipais. Os golpistas se passavam por funcionários de empresas ligadas a instituições bancárias e, por telefone, solicitavam a atualização de dados e aplicativos bancários. De posse dessas informações, acessavam as contas e realizavam transferências fraudulentas para diversas pessoas jurídicas.
Cinco municípios do Paraná foram vítimas do esquema: Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema. Até o momento, a PCPR identificou 38 beneficiários diretos dos desvios, concentrados principalmente nos estados do Ceará e São Paulo.
A operação mobiliza dezenas de equipes policiais em todo o país e visa desarticular a associação criminosa envolvida nos crimes de estelionato e associação criminosa.
Fonte: PC Paiçandu



