A Câmara Municipal de Paiçandu aprovou por unanimidade, na noite desta terça-feira (25), em primeira votação, o projeto de lei de autoria do Executivo que cria a Guarda Civil Municipal no município.
O texto aprovado define as atribuições da corporação, a formação de equipes especializadas, a criação de 49 cargos de guardas municipais, além de gratificação de risco de vida, regras para ingresso, exames toxicológicos e de saúde periódicos, Teste de Aptidão Física (TAF) anual e os símbolos oficiais da corporação.

O presidente da Câmara, Michel Brustulin, destacou que se trata de um projeto de suma importância para o município e afirmou que, diante da relevância da proposta, a aprovação era esperada. Segundo ele, a expectativa é que na próxima sessão o projeto seja novamente aprovado em segunda votação e, na sequência, encaminhado ao prefeito Ismael Batista para sanção.
Nos bastidores do Legislativo, a avaliação é de que o projeto deverá passar sem obstáculos, autorizando oficialmente o prefeito Ismael Batista a iniciar a implantação da Guarda Municipal em Paiçandu, que deve começar a se concretizar já no próximo ano.
Com isso, a criação da Guarda deixa de ser apenas uma promessa e se aproxima cada vez mais de se tornar realidade, fortalecendo a segurança pública e a atuação preventiva no município.
Texto: Alécio Martins






