Paiçandu e outras cidades do Paraná mantém até sexta-feira (9), a restrição para os grupos prioritários para vacinação contra gripe. 93% da população paiçanduense que pertence ao grupo de risco já foi imunizada.
De acordo com o Departamento de Epidemiologia até sexta-feira, último dia da campanha, o restante do público alvo deve ser vacinado, sendo assim, as doses recebidas pelo Ministério da Saúde não serão suficientes para imunização de toda a população.
De acordo com, a chefe do Departamento de Epidemiologia, Adryene Valéria Bernardo Monteiro, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi eficiente e por isto as doses já estão quase esgotadas. “No Dia D de vacinação chegamos a 93% de pessoas imunes do grupo prioritário, superando a exigência do Ministério da Saúde que é de 90%. Esse é um ótimo resultado para o município, que recebe do Ministério da Saúde a quantidade de doses exatas (10mil) para que esse grupo seja atendido, com o resultado positivo da campanha não tem doses extras para o restante da população”.
Há poucos dias o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que a vacina seria estendida para toda a população, além do grupo prioritário, mas a quantidade de doses liberada para o restante da população não é o suficiente para que toda a população seja imunizada.
A vacina contra a gripe possui validade, por isto não será usada na campanha do ano que vem. Sendo assim, algumas cidades do Paraná que não alcançaram todo o público alvo, liberaram as doses para o restante da população.
Em Paiçandu menos de 7% do grupo de risco ainda não foram imunizadas e de acordo com Monteiro, devem receber a vacina até o fim da campanha que será nesta sexta-feira (9).
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Paiçandu